quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Alguns passeios da Chapada Diamantina

Cachoeira da Fumaça

Faz algum tempo que eu venho tendo a vontade de escrever sobre algumas das trilhas e passeios de 1 dia que eu acho legais na Chapada Diamantina. Muitas pessoas que vão pra lá pela primeira vez me perguntam sobre o que fazer lá e colocar um post sobre isso no blog pode ser bastante útil!

Essa postagem tem o intuito de juntar algumas informações e fotos a respeito de algumas trilhas e passeios de 1 dia da Chapada Diamantina, tendo como base a cidade de Lençóis e a vila do Vale do Capão. Deixo claro que estas são apenas alguns dos passeios que já fiz e achei interessante colocar nessa postagem. No entanto, ainda há muito mais para você descobrir a respeito da Chapada Diamantina! Pesquise, fale com amigos, leia mais e mais e você irá encontrar alguns outros lugares tão ou até mais bonitos dos que eu comentei aqui! E, é claro, sinta-se livre para deixar a sua contribuição nos comentários!

1) O Vale do Capão

O Vale do Capão é uma vila que pertence à cidade de Palmeiras (Bahia) e não há transporte direto de Salvador até lá. Para chegar até Palmeiras tomando um ônibus de Salvador, você precisa comprar passagem com a Real Expresso (www.realexpresso.com.br) que custa cerca de R$ 65,00. Da rodoviária de Palmeiras você poderá pegar o transporte para o Vale do Capão que custa cerca de R$ 10,00. Chegando na vila há vários lugares onde você pode ficar a partir de R$ 10,00 por noite (campings). No caso de viajar em feriados prolongados, procure fazer a reserva com antecedência, pois até os campings costumam ficar lotados.

2) Cachoeira da Fumaça "por cima":

A segunda cachoeira mais alta do Brasil que, segundo o Wikipédia (desculpem a fonte), tem 340 metros de altura! Sua altura impressiona tanto quanto a sua beleza e chegar lá pode não ser tão fácil para quem não está com a forma física em dia, mas com força de vontade, com certeza você irá até lá!
Esta é a cachoeira da primeira foto desta postagem. Se você quiser chegar lá você provavelmente estará hospedado no Vale do Capão. Partindo deste princípio, tome um moto táxi até a Associação de Condutores e Visitantes do Vale do Capão (ACVVC), antes da entrada do Capão. Lá você poderá contratar um guia, ou poderá simplesmente seguir o grande fluxo de pessoas até a Cachoeira da Fumaça. No entanto, é essencial fazer uma espécie de registro na associação antes de subir para ver a cachoeira.

Da associação são 6 km para ir e 6 km para voltar da Cachoeira da Fumaça. Leva-se cerca de 2 horas para fazer cada trecho do caminho. Destas duas horas, a parte inicial do caminho é feita por uma subida íngreme, vencida com cerca de 45 minutos de caminhada, restando mais ou menos 1h15min de caminhada relativamente fácil até a Cachoeira da Fumaça.

Chegando lá você refresque-se no rio um pouco acima da cachoeira, depois vá no mirante principal, tire uma das fotos mais clássicas de todo o Parque Nacional da Chapada Diamantina e ainda aproveite pra comer o famoso (e delicioso) pastel de palmito de jaca. Fique atento para não deixar nenhum lixo no local. Leve consigo todo o lixo que consumir. OBS: neste mirante você verá a Fumaça por cima.

Foto clássica no mirante principal

Vista da Fumaça de cima, muito cheia, em julho de 2010

Ainda dá pra curtir uma bela vista da paisagem

Vá também ao segundo mirante, onde você pode ver a cachoeira de uma visão mais lateral. Para chegar neste mirante volte um pouco a trilha, atravesse o rio e depois vire à esquerda. Esta vista é linda (a da primeira foto desta postagem) e ainda dá pra tirar mais algumas fotos legais.

Vista do segundo mirante da Fumaça (cheia em 2010)

Brincadeira no segundo mirante

O caminho de volta é o mesmo caminho de ida, só que descendo (claro). No entanto, não subestime a descida. Procure não retornar muito tarde, pois o tempo de descida é similar ao de subida e você não vai querer caminhar no escuro.

3) Riachinho

O Riachinho é uma série de quedas d'água próximas ao Vale do Capão. Chegar lá é fácil e você pode chegar tanto de carro, quanto de moto táxi. A entrada para o Riachinho fica na estrada entre Palmeiras e o Capão (muito mais próximo do Vale do Capão) e após descer do carro você praticamente estará em cima da primeira queda d'água do Riachinho. Se você descer o rio, você irá encontrar várias outras quedas d'água. No entanto eu nunca desci e só conheço a primeira queda (faltou coragem, hahaha). Mas vale a pena! O banho, tanto no poço quando da cachoeira é ótimo e é um bom lugar para ir se você ainda tem algumas horas livres em algum dia da sua viagem.

Riachinho: belas quedas d'água e fácil acesso resultam em muita gente! Na foto: 1ª cachoeira.

4) Cachoeira da Angélica e Cachoeira da Purificação

A trilha pra estas cachoeiras começa no mesmo lugar: no Bomba. O Bomba é uma espécie "bairro" do Vale do Capão e fica um pouco distante da vila. Algumas pessoas vão andando, mas eu acredito que vale a pena fretar um carro ou pegar um moto táxi, dependendo do tamanho do seu grupo. Vale a pena ir com alguém que já conheça a trilha ou contratar um guia. Se você for sozinho, pode ser que você não ache a cachoeira da Angélica (ou até se perca).

Do Bomba vocês vão atravessar alguns rios pequenos e dar de cara com uma placa cheia de regras a respeito do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Se você seguir em frente, você começará a subida que vai até o Vale do Paty. Se entrar à direita, estará a caminho para a Angélica e Purificação.

A trilha é bem demarcada, no entanto tem-se que cruzar o rio por diversas vezes. Fique atento às pedrinhas empilhadas que indicam que você deve ir pra outra margem. Tome cuidado ao atravessar o rio. As pedras podem estar escorregadias!

Depois de alguns minutos de caminhada há uma bifurcação onde à sua direita você vai encontrar a Cachoeira da Angélica. Esta cachoeira é bem pequena (cerca de 2 metros), mas o banho é bem gostoso. Há um poço bom pra banho e no final há uma espécie de mini canyon com a cachoeira no final. É legal pra dar alguns pulos da pedra pro poço e o banho é sensacional! Apesar de ser uma cachoeira pequena e não muito bonita, o banho na Angélica é muito gostoso e vale a pena passar por lá!

Angélica: pequena, mas com ótimo banho e um bom poço para nadar

Se você subir de volta à trilha e seguir direto, você estará indo na direção da Purificação. Continue caminhando e mudando de margem cada vez que você ver as pedrinhas empilhadas. A trilha é muito gostosa e por dentro da mata, ao contrário da trilha cheia de arbustos da Cachoeira da Fumaça. Eventualmente você vai cruzar com a Cachoeira da Purificação e, apesar da água gelada, não hesite em tomar banho lá! O poço e a cachoeira são ótimos para banho! Vale muito a pena!

Cachoeira da Purificação

Cachoeira da Purificação: ótima pra tomar banho apesar da água gelada!

5) Gruta da Torrinha + Lagoa da Pratinha + Morro do Pai inácio

Se você está de carro, eu sugiro que você faça este passeio triplo em um dia, independentemente de estar hospedado no Vale do Capão ou em Lençóis. No entanto, como estamos falando de 3 passeios em 1 dia, quanto mais cedo você sair, mais tempo você terá para aproveitar cada passeio.

Como não tenho carro, acabei pagando um serviço que nos levou até estes três lugares e por isso não tenho como postar informações de como chegar em cada destes lugares, mas se você quer ir de carro, pesquise e eu tenho certeza de que você não deve encontrar dificuldades para chegar nestes lugares.

Eu estava no Vale do Capão com a minha namorada e compramos esse passeio com Paulo (infelizmente não tenho o seu número), que foi um excelente guia. No entanto, na própria vila, basta perguntar quem faz esse passeio e as opções vão aparecer. O passeio custa entre R$ 50,00 e R$ 70,00 por pessoa e o preço varia de acordo com quem está te levando e a quantidade de pessoas no veículo. Apesar de o preço ser um pouco salgado (e ainda haverá outros custos durante o dia), vale e muito a pena fazer este passeio.

O dia começa na Gruta da Torrinha. Uma das maiores grutas do Brasil e o passeio por lá é espetacular. Você vai ver diversas estalagmites e estalactites de diversas formas e fazer algumas das fotos mais bonitas e curiosas da sua vida! A visita é guiada por um condutor local e há um custo para entrar na gruta que eu não estou lembrado agora, mas não é caro.

Vou deixar que as fotos falem por mim!

Nanda e eu na Torrinha

Show de estalagmites e estalactites de diversas formas na Torrinha!

Depois de caminhar, fotografar e aprender sobre a Torrinha (o guia explica muitas coisas! Aproveite!), o passeio segue para a Lagoa da Pratinha. Ao contrário da maioria dos rios da Chapada Diamantina (de cor escura), a água na Pratinha é transparente, quase azul e o melhor: você pode tomar banho, curtir uma tirolesa e até fazer mergulho (flutuação) nela! Infelizmente ainda não foi dessa vez que fiz o mergulho na Pratinha, mas acredito que valha a pena! Se não me engano, cobra-se R$ 15,00 pra entrar na Pratinha + R$ 5,00 por vez na tirolesa.

A lagoa da Pratinha e suas águas cristalinas

Vista da gruta onde é feita a flutuação

Tirolesa!

A tarde já estará quase caindo quando você sair da Pratinha e for em direção ao Morro do Pai Inácio. A idéia aqui é curtir o belíssimo pôr do sol de lá de cima e saber um pouco sobre a história do local. A caminhada é curta, mas um pouco íngreme até lá. Não cobra-se nada para subir e o próprio motorista irá te guiar, mas antes de subir há uma parada para fazer o registro da subida e as pessoas que "tomam conta" do local sugerem que você faça uma doação que não é mandatória. Fica ao seu cargo decidir quanto doar.

Morro do Camelo visto na estrada que vai para o Pai Inácio

Nanda e eu no Pai Inácio. Pena que esta é a única foto que tenho de lá e nós estamos bem na frente da paisagem, mas dá pra ter uma ideia de como é o local.

6) Ribeirão do Meio

O famoso "escorrega bunda" fica a cerca de 30 minutos de caminhada de Lençóis. Para chegar em Lençóis, pegue ônibus com a Real Expresso (se partir de Salvador), que lhe custará cerca de R$ 60,00. Em Lençóis há diversas opções de pousadas e campings pra ficar, de variados preços. Apesar de já ter passado por Lençóis algumas vezes, na maioria delas eu estava de partida pra alguma trilha maior, então não posso precisar onde e quanto custará a sua estadia lá. No entanto, Lençóis costuma ser um pouco mais cara do que o Vale do Capão.

O Ribeirão do Meio é uma espécie de tobogã natural que termina num poço muito bom pra banho. A caminhada até lá é fácil e rápida (entre 30 e 40 minutos). No entanto, se não estiver seguro contrate um guia. Se for sozinho, pegue informações na pousada ou camping que estiver hospedado. O Ribeirão do Meio é muito frequentado e há pessoas indo pra lá o tempo todo. No meio do caminho ainda é possível parar para fazer um lanche e/ou tomar algum líquido gelado, pois há algumas "vendinhas" entre Lençóis e o Ribeirão.

Ribeirão do Meio

7) Cachoeira do Sossego

Pra fechar com chave de ouro, a bela Cachoeira do Sossego. Esta cachoeira, com cerca de 15 metros, é uma das mais bonitas de Lençóis, mas chegar lá não é fácil. Se for sem guia é bom você tomar algumas boas informações e, se possível, utilizar um GPS com os tracklogs desta trilha (o que eu fiz).

A trilha é uma mistura de subida, descida, caminhada em mata, travessia de rio, etc. Portanto, é bom estar preparado! São cerca de 3 horas de Lençóis até a Sossego, por isso saia cedo para ter tempo de aproveitar bastante a bela cachoeira e voltar antes do anoitecer. O início da trilha é o mesmo da trilha para o Ribeirão do Meio, mas alguns metros antes de lá você deve pegar a entrada à direita. Informe-se antes de ir!

A bela Cachoeira do Sossego

Boa parte do final da trilha é percorrida no leito do rio

A trilha apresenta algumas características bem interessantes, como por exemplo uma pedra enorme que você tem que passar por baixo!

A Chapada Diamantina é cheia de trilhas e passeios para todo tipo de viajante. Nesta postagem você pôde acompanhar apenas alguns dos inúmeros destinos da Chapada, mas não pare a sua pesquisa por aqui! Ainda existem alguns lugares muito lindos que eu espero um dia conhecer e vale a pena pesquisar! Algumas dicas: Cachoeira da Fumacinha (Ibicoara), Cachoeira do Buracão (Ibicoara), Poço Encantado (Itaetê), Poço Azul (Nova Redenção) e Águas Claras (Vale do Capão).